Pequenos negócios correspondem a 30% do PIB brasileiro, segundo a Sebrae

De acordo com o levantamento do Atlas dos Pequenos Negócios, lançado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas de menor porte injetam R$ 35 bilhões por mês na economia brasileira. A pesquisa analisou a participação de microempresas, pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI).

Anualmente, os pequenos negócios conseguem gerar uma renda de aproximadamente R$ 420 bilhões, que corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Caso o país cresça 3% ao ano nos próximos anos, essa participação poderá chegar a 40%, segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A pesquisa constatou que, de 15,3 milhões de donos de pequenos negócios em atividade no Brasil, 11,5 milhões dependem exclusivamente da atividade empresarial para sobreviver. Em relação aos MEI, a proporção chega a 78%, o que equivale a cerca de 6,7 milhões de pessoas. Entre os donos de micro e pequenas empresas, 71% têm no negócio de pequeno porte a principal fonte de renda, o que representa cerca de 4,7 milhões de pessoas.

Sobre o crescimento das microempresas no país, o levantamento mostra que de 2012 a 2021, o número de trabalhadores autônomos no Brasil cresceu 26%, de 20,5 milhões para 25,9 milhões. Já o número de formalizações entre os MEI passou de 2,6 milhões para 11,3 milhões, com uma alta de 323%. Isso confirma um crescimento 12 vezes maior entre os microempreendedores individuais e os donos de negócios que não se formalizaram.