Estação de Tratamento de Esgotos de Pium se rompe e ameaça comunidade

Durante a madrugada desta terça-feira (5), a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Pium, em Parnamirim, não suportou o grande volume de chuvas e estourou. O rompimento coloca em risco moradores e o meio ambiente na localidade.

Com o transbordamento, os dejetos da Estação avançaram sobre a estrada do Lago Azul, interditando a via, e comprometendo estruturas físicas como casas e pontes. Além disso, o problema se potencializa no sentido ambiental, visto que o material sujo da ETE está chegando ao Rio Pium, que por sua vez desemboca na Praia de Pirangi.

Moradores da região estão preocupados e alertam que a Estação é alvo de polêmicas há mais de uma década, sendo o seu projeto objeto de uma ação movida pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) contra a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), responsável pela manutenção do equipamento.

A Caern, por sua vez, informou que uma equipe técnica já está no local operando a ETE e que não ocorre mais transbordamento. Neste momento está sendo feito um serviço de limpeza e aterro na rua das Palmeiras para que a via possa novamente ser utilizada por carros e pedestres. A Defesa Civil de Parnamirim foi acionada para avaliar a situação das casas que foram comprometidas com o transbordamento da Estação.