Conselho de enfermagem diz que hospital negou acesso ao prontuário médico de Klara Castanho para investigação

Foto: reprodução/Instagram

O hospital em que a atriz Klara Castanho realizou o parto depois de ter sido vítima de um estupro negou informações sobre a realização do procedimento ao Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), que investiga a conduta médica envolvida. O comunicado foi feito pelo conselho nesta 2ª feira (4.jul.2022).

O conselho em São Paulo solicitou ao Hospital Brasil acesso ao prontuário de atendimento da atriz para prosseguir com as investigações. O hospital, no entanto, alegou que seria preciso a autorização prévia da paciente.

Durante o parto, a atriz relatou que uma enfermeira teria dito: “imagina se tal colunista descobre essa história”. O Coren-SP e o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) investigam a possível infração ética da profissional.

Em nota enviada ao Poder360, o hospital afirma que disponibilizou os contatos dos profissionais que atenderam a atriz, mas que “o prontuário, no entanto, é um documento de propriedade da paciente”. A instituição destacou, ainda, que “é preciso ter a autorização expressa dela ou uma ordem judicial para que os dados sejam informados a terceiros”.

O Coren-SP se colocou à disposição da atriz, “caso isso seja de sua vontade“, para orientações sobre os procedimentos de acesso ao prontuário ou de apuração da conduta dos profissionais envolvidos.

RELEMBRE O CASO

Klara Castanho, 21 anos, contou em carta aberta que foi estuprada e que descobriu a gravidez a alguns dias do parto, e que decidiu entregar o bebê para adoção. “Uma tristeza infinita que eu nunca tinha sentido antes”, diz a atriz em seu depoimento. “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu”, escreveu.

Ela se manifestou depois que o caso foi publicado com detalhes pelo colunista Léo Dias, no portal Metrópoles, com o título “Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho”, em 25 de junho.

A publicação teve repercussão negativa nas redes sociais e, cerca de 3 horas depois, o texto foi tirado do ar. O portal divulgou um pedido de desculpas no dia seguinte.

Poder 360