Novos voos comerciais geram expectativas positivas para o turismo

O Rio Grande do Norte começou a receber novos voos com destinos de Porto Alegre, Curitiba, Goiânia (das cias aéreas Gol e Azul), Belo Horizonte e Campinas. Além disso, a partir deste mês será retomada a rota Natal-Noronha, com voos diretos semanais, para a ilha pernambucana. A partir de novembro, o RN também contará com mais um voo internacional. Dessa vez, ligando Buenos Aires a Natal, a principal fonte de turistas estrangeiros para o Estado.

A operação destas novas rotas comerciais tem gerado uma expectativa positiva para o setor turístico do Estado. De acordo com Leonardo Seabra, Diretor de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), esses voos aumentam o alcance do RN em relação a mercados emissores importantes, de onde vem turistas que têm permanência média e gasto acima do elevado dos demais visitantes ao território potiguar.

“Este ano já verificamos que o turista elevou seu gasto em 50% em relação a 2021 e aumentou a permanência em um dia, o que repercute diretamente na receita turística para o Estado e nos negócios em cada destino. O aumento da chegada de voos deve impactar diretamente a ocupação hoteleira, uma vez que hotéis são as acomodações mais utilizadas pelos turistas que chegam no RN pelo aeroporto, segundo constatado no SIRIO, Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte. Consequentemente, todos os prestadores de serviço, tais como comércio, bares e restaurantes serão também beneficiados”, disse Leonardo ao NOVO Notícias.

A Azul Linhas Aéreas irá conectar o RN com os mercados emissores de turistas como Minas Gerais em Belo Horizonte e Uberlândia, São Paulo em Campinas e São José do Rio Preto, Pernambuco em Recife e Fernando de Noronha, além da ligação regional conectando Natal a Mossoró.

Durante o mês de julho, para além da malha aérea, serão acrescidos voos diretos ligando Natal a Cuiabá e Goiânia, somando mais de45 mil assentos, 17% do total ofertado para o Estado, incluindo todas as cias aéreas. Até o fim de 2022, a oferta de voos da Azul no Estado terá crescido mais de 20% em relação aos anos de 2019 e 2021.

“A retomada da rota Natal-Noronha é fruto do trabalho do Governo do Rio Grande do Norte, principalmente das Secretarias de Turismo e Tributação, e da vontade da Azul em ampliar suas operações no estado. Essa parceria trará ainda outras novas operações no estado já a partir do segundo semestre de 2022”, destacou Cesar Grandolfo, gerente de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas.

A Gol Linhas Aéreas voltará a conectar Buenos Aires e Natal, a partir de novembro. Essa ligação foi desativada desde que a pandemia da covid-19 interrompeu todas as atividades de viagem, no início de 2020. O voo terá capacidade para até 186 passageiros e mais de 1.400 assentos por mês.