Modelo e atiradora de elite: quem era brasileira morta na guerra da Ucrânia

A brasileira Thalita do Valle, 39, aliada das tropas ucranianas que morreu na tarde de quinta-feira (30) em um bombardeio na cidade de Kharkiv, era atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite.

O ataque russo também matou o ex-militar do Exército brasileiro Douglas Búrigo, 40. Segundo relatos de combatentes, Douglas retornou a um bunker para resgatar Thalita, única integrante da tropa que ficou para trás após o primeiro bombardeio. Já são três casos de brasileiros mortos na guerra da Ucrânia —André Hack morreu em um combate na madrugada de 5 de junho.

Thalita já tinha experiência em conflitos anteriores. Socorrista e com cursos de tiro no Brasil, participou de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão iraquiano e Curdistão Sírio há três anos, conforme registros em seu canal no YouTube.

Procurado pelo UOL, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) não se manifestou sobre o relato das mortes de Douglas e Thalita até a publicação desta reportagem —o órgão levou quatro dias para confirmar a morte de André.

Já a família de Douglas disse ter sido procurada pela embaixada brasileira na Ucrânia. A informação foi confirmada ontem pelo tenente Sandro Carvalho da Silva, brasileiro que comanda o pelotão.  Ele disse que estava no local com Douglas, Thalita e outro combatente quando começou uma série de ataques com morteiros e disparos de drone com munição incendiária.

“Em um desses intervalos [dos ataques em série], saímos do bunker e corremos. Mas, por causa do fogo, a Thalita não saiu. O Douglas voltou para ajudar e não conseguiu sair mais”, relatou ao UOL.