Fiscais do Crea-RN realizam fiscalização em unidades hospitalares nesta terça (05/07)

Foto: Reprodução

Os fiscais dos Creas do Nordeste realizam uma operação simultânea em Unidades hospitalares com o objetivo de combater o exercício ilegal da profissão. As equipes de cada estado verificarão se nas unidades existem profissionais e empresas  registradas no Crea de seus respectivos estados.

“Esses profissionais são responsáveis pela instalação e manutenção de máquinas e aparelhos utilizados diariamente por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos radiologistas, entre outros, além dos pacientes”, lembra o gerente de fiscalização do Crea-RN, Heulyson Arruda.

A presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa Dias, explica que a instalação e a manutenção  dos equipamentos hospitalares têm que ser feitas com a Responsabilidade Técnica de engenheiros devidamente registrados nos Conselhos Regionais para garantir a segurança dos cidadãos que vão utilizá-los. “A nossa tarefa é o de garantir a segurança da nossa sociedade”, disse a presidente.

É o caso, por exemplo, dos equipamentos de Diagnóstico por Imagem como Ressonância Magnética (MRI) que devem ser instalados e ter suas manutenções em conformidade com o fabricante sob a responsabilidade técnica de profissional habilitado.

A unificação de ações de fiscalização dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia foi debatida no Fórum de Presidentes dos CREA’s da Região Nordeste que aconteceu em Fortaleza, em maio deste ano. “Nossa meta é de uma fiscalização menos ostensiva e mais educativa”, afirma Heulyson.