Após pressão nacional, PT marca convenção e deve oficializar PSB fora da coligação

O PSB Nacional foi para a imprensa cobrar compromissos do PT com os candidatos socialistas e afirmou que, caso não houvesse acolhida de candidaturas, como a de Rafael Motta, pré-candidato ao Senado no RN, outras alianças, como as de São Paulo, poderiam não sair. E o resultado disso foi que, aparentemente, a corda ficou tão esticada que o Partido dos Trabalhadores no RN parece ter decidido que, além de não apoiar Rafael, ainda vai tirar o PSB da coligação.

A situação, que já vinha sendo discutida nos batidores da política local, foi evidenciada com a divulgação da Convenção da “Federação Brasil da Esperança composta pelos Partidos dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV)”.

Marcada para o dia 23, o encontro, segundo o próprio PT RN, vai homologar “as alianças com outros partidos e a chapa majoritária que tem como candidatos: Fátima Bezerra (PT) concorrendo a reeleição como governadora, Walter Alves (MDB) como vice-governador e Carlos Eduardo (PDT) concorrendo a uma vaga no senado”.

Segundo a divulgação do Partido dos Trabalhadores, também serão homologadas as chapas proporcionais com os candidatos que compõem os partidos da Federação.

DECISÃO DO TSE

Vale lembrar que, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficou praticamente insustentável a permanência de Rafael Motta na coligação do PT. Isso porque, cada coligação, só pode ter uma candidatura ao Senado, o que deverá fazer o PSB deixar o grupo para manter Rafael candidato a senador.