UFRN realiza teste para covid-19 sem agendamento prévio; confira

Testes rápidos para covid-19 vão ser disponibilizados em sistema de plantão a partir desta quinta-feira (30) na UFRN, nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Não há a necessidade de agendamento prévio para comparecer às unidades de coleta do SWAB nasal. A testagem é voltada à comunidade universitária em geral, a partir do 3° ao 7° dia de sintomas gripais. Os casos positivos continuam com acompanhamento da Comissão de Monitoramento da Covid-19 na UFRN.

No Campus Central, uma estrutura está montada ao lado da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS) para a realização dos testes a partir desta quinta-feira (30). O atendimento será realizado das 8h30 às 11h30, por ordem de chegada, em sistema drive-thru e com fila à parte para pedestres. O trabalho recebe apoio do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Centro de Biociências (CB) e Escola de Saúde (ESUFRN).
Em Caicó, a testagem é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde até o dia 8 de julho, das 7h30 às 11h, no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) – bloco de aulas A, sala 6. A coleta também deve iniciar nesta semana na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz, e na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), em Currais Novos.
De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a iniciativa acontece em virtude do contexto atual da pandemia da covid-19, em que se registra o aumento do número de casos nas últimas semanas. “Ao mesmo tempo em que são mantidas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, a Universidade tem estado sempre preocupada com a saúde das pessoas. Nesse sentido, as ações já recomendadas no Protocolo de Biossegurança da UFRN foram intensificadas com a disponibilização de testes sem a necessidade de agendamento, a fim de possibilitar o afastamento imediato dos casos positivos”, destacou.
Daniel Diniz ressalta ainda a importância da vacinação completa, com as doses de reforço, e a recomendação do uso de máscara, especialmente em ambientes fechados. “Com essas medidas, esperamos evitar ações mais restritivas para a continuidade das nossas atividades”, finaliza.