Álvaro quer parcelar em 20 anos dívida deixada por Carlos Eduardo

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) aguarda com ansiedade, autorização da Câmara Municipal de Natal para que possa parcelar uma dívida de mais de R$ 300 milhões, herdada da gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), em um prazo máximo de 20 anos. O pedido foi feito há cerca de uma semana e, caso não seja aceito, poderá provocar a perda de recursos federais pela gestão municipal. Em 2019, ele até conseguiu parcelar uma grande parte do débito, mas não pagou nenhuma parcela.

Conforme o Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev), o valor da dívida, aproximadamente R$ 300 milhões, pode aumentar, caso a Prefeitura de Natal inclua débitos negociados anteriormente, cujas parcelas ainda não estão vencidas, conforme informações do Portal 98 FM. O débito diz respeito a contribuições previdenciárias (patronais e dos segurados) que não foram pagas pela prefeitura durante as duas últimas gestões de Carlos Eduardo (2009 a 2018).

Além das dívidas relativas à gestão de Carlos Eduardo Alves, pré-candidato ao Senado Federal na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), há ainda contas pendentes das gestões das ex-prefeitas Wilma de Faria (2001 a 2002) e de Micarla de Souza (2009 a 2012). O parcelamento de débitos previdenciários em até 20 anos está previsto em emenda constitucional promulgada pelo Congresso Nacional, em 2021.