Expectativa de Garibaldi é que MDB consiga eleger dois federais

O ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) explicou, nesta quinta-feira 23, como estão as articulações políticas do partido em torno da formação das nominatas para os cargos proporcionais no próximo pleito. Ele disse que é “possível” que a legenda no Estado consiga votos suficientes para que se alcance o quociente eleitoral.

“Além da minha pré-candidatura, temos a candidatura de Dr. Pio, médico que presta muitos serviços na zona Oeste do Estado e tem penetração política grande; Kaline Amorim, esposa do deputado Dr. Bernardo; a enfermeira Heliane Duarte, mãe do vereador mossoroense Isaac da Casca; Marina Trindade, liderança na região central do Estado e Iron Júnior, que nos dará a possibilidade de votos no Seridó. Estamos vendo ainda outras, porque são nove, sendo três mulheres e seis homens e ainda tem que ter uma mulher parda também”, explicou.

Para Garibaldi, é possível que o MDB consiga alcançar o quociente eleitoral e afirmou que não tem dúvidas de que, com os candidatos relacionados, consiga eleger, no mínimo, um deputado federal. “Mas aí vem aquela história de fazer dois. O segundo é o candidato das sobras, pois todo mundo acredita que vai ter uma sobra maior do que o outro para fazer os dois. A não ser, por exemplo, o PT, que está dizendo que vai fazer os dois mesmo e sem sobras”, ressaltou.

Na eleição passada, Garibaldi não foi reeleito senador, ficando apenas na 4ª colocação na disputa (atrás dos eleitos Styvenson Valentim e Zenaide Maia e de Geraldo Melo). Diante disso, ele espera que o eleitor potiguar lhe dê uma nova oportunidade neste pleito. “É pensar que vamos dar a oportunidade a um ex-parlamentar que quer voltar às atividades e que está com a plena disposição de reeditar suas ações”, disse.

Garibaldi Filho acredita que as eleições deste ano serão “boas”, já que os prefeitos estão com dinheiro nos caixas das prefeituras e podem ser melhor avaliados. “Isso é bom para mim, porque o MDB fez o maior número de prefeitos, são 39 prefeitos e 400 vereadores. Eu não espero ter o voto de 39 prefeitos, mas a base que isso poderá me dar é significativa”, disse, em entrevista ao Bom Dia CBN.

O pré-candidato pediu ao eleitor que vote em “quem tem juízo” e afirmou que “eu acho que eu tenho, pelo menos já demonstrei”. Para ele, isso é uma forma de incentivar os potiguares a elegerem candidatos que estejam alinhados com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Uma boa dica é pesquisar o histórico e as propostas deles”, orientou. Com informações do Agora RN.