Prefeitura propõe pagar aos professores mesmos valores pagos pelo Estado

A Prefeitura de Natal se dispôs a pagar aos professores da rede pública municipal de ensino os mesmos valores praticados pelo governo do Estado à categoria. A proposta foi apresentada em uma audiência de conciliação nesta quarta-feira (22) pelo prefeito Álvaro Dias aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte). A reunião foi presidida pelo desembargador Virgílio Macedo, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Caso seja acatada pela categoria, a proposta vai significar um reajuste salarial a mais de quatro mil servidores, entre professores e educadores infantis da rede municipal. O Sinte ficou de deliberar a proposta em assembleia da categoria antes de se posicionar junto ao Judiciário. As duas partes terão um prazo de 15 dias para apresentarem suas alegações finais. Após isso, o desembargador deverá anunciar sua decisão.
“Temos respeito e mantemos o diálogo com os sindicatos, mas também temos responsabilidade com o erário público e o pagamento em dia dos servidores e dos fornecedores da Prefeitura e estamos honrando dentro das nossas possibilidades”, disse o prefeito Álvaro Dias.
O prefeito comentou também que a gestão municipal continua disposta a cumprir com o pagamento integral dos valores do piso nacional. “Temos a tabela do que foi acordado entre o Sinte e o governo estadual até dezembro e nos propomos a pagar exatamente os mesmos valores dentro da proporcionalidade. Esperamos a sensibilidade do Sinte/RN em aceitar a nossa proposta, já que fizeram o acordo com o governo estadual nesse mesmo patamar”, destacou Álvaro Dias.
Ele ainda anunciou o pagamento de 40% do décimo terceiro salário para todos os professores da ativa da rede pública municipal de ensino junto com a folha de junho.