Impasse com moradores ameaça início de importante obra em avenidas de Natal

O início da obra de uma trincheira na avenida Salgado Filho com a Alexandrino de Alencar tem sofrido dificuldades por conta de um impasse entre a Prefeitura do Natal e moradores das proximidades onde deve acontecer construção. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), uma reunião entre o prefeito e representantes dos habitantes da região ainda deve ser realizada para tentar solucionar o entrave.

O principal problema apontado pela população é a derrubada de árvores realizada para a preparação da obra. No início deste mês, o Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito para apurar se, de acordo com o planejamento, há alguma irregularidade ambiental. Na ocasião, a denúncia foi feita pelo síndico do prédio Tirol Way, que é um complexo de condomínios e comércios na Salgado Filho.

Conforme a previsão estabelecida anteriormente, os trabalhos deveriam ter início na próxima semana. Para a construção da trincheira, o cruzamento da Avenida Salgado Filho com a Alexandrino de Alencar precisaria ficar parcialmente interditado por um prazo de, pelo menos, nove meses, a partir do final de junho.

O orçamento para a obra é estimado de R$ 25 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional, com acréscimo de R$ 88 mil da Prefeitura de Natal. Ainda no início do mês, a Prefeitura havia informado que uma reunião tinha sido realizada com moradores e empresários da região, porém, ainda não houve um consenso sobre como o projeto deve prosseguir.

Conforme estimativa da STTU, a trincheira deve absorver o fluxo de veículos dos próximos dez anos e, segundo o órgão, o número deve passar dos atuais 65 mil veículos para 95 mil veículos por dia.