RN sedia Encontro Nordeste da Rede de Gestores de Economia Solidária

Os desafios da economia solidária em tempos de crise nacional e mundial com o aumento da fome e perdas de direitos sociais foram temas debatidos no Encontro Nordeste da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, dentro da programação da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária – a Grande Festa da Colheita, de 15 a 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal.

No Encontro, os participantes de todo o Brasil debatem o elo e articulação em rede das políticas públicas de economia solidária (ECOSOL), com foco no Nordeste e também com experiências de outras regiões do país.

De acordo com a coordenadora de Economia Solidária da SETHAS, Lidiane Freire, anfitriã do encontro, a reunião começou na quinta-feira (16) e foi encerrada na sexta (17), no Centro de Convenções.

A coordenação da Rede Nacional de Economia Solidária e as coordenações regionais promovem em Natal momentos de intercâmbio e troca das experiências, principalmente neste momento de crise, além de reafirmar a necessidade de sensibilização dos governos federal, estaduais e municipais para fortalecer as políticas públicas voltadas para os empreendimentos de economia solidária.

Na área de inovação, a Subcoordenadoria de Economia Solidária do Governo do RN/SETHAS criou o aplicativo Ecosol Digital, que tem inovado um espaço virtual para apresentação dos empreendimentos do segmento no estado, além de local para realização de negócios direito entre quem produz nas diversas áreas como artesanato, agricultura familiar, redes de confecções e outros, e quem está interessado em comprar.

A Subcoordenadoria de Ecosol da SETHAS também desenvolveu o Sistema de Cadastro e Informação de Economia Solidária do RN (CADSOL RN) para identificação e fortalecimento do setor, que vai garantir a identificação e o fortalecimento da Ecosol, consolidando a participação cidadã e o controle social, explicou Lidiane Freire.

Debate sobre os desafios da economia solidária no Brasil diante da crise econômica nacional e mundial

Na mesa de debates desta quinta-feira, participaram a secretária do Trabalho e Ecosol do Maranhão, Lília Raquel Silva Souza (secretária do Trabalho e Ecosol do Maranhão), o superintende de Economia Solidária, Milton Barbosa de Almeida Filho (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia), o professor da UFRN, Roberto Marinho Alves da Silva, e Lidiane Freire. Cerca de 30  pessoas participam do encontro.

REDE NACIONAL DE GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária é uma articulação de políticas de economia solidária que envolve prefeituras e governos estaduais para proporcionar intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos comuns para o fomento e desenvolvimento da economia solidária.

O objetivo da atuação da rede é também qualificar a proposição de ações desenvolvidas a partir dos órgãos de governo para este segmento.

Sua composição inclui uma Coordenação Nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e cinco regionais.