Covid-19: UFRN detecta dois novos tipos da variante Ômicron

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou dois novos tipos de variantes Ômicron da covid-19. As novas cepas foram encontradas a partir de testes em pessoas em Natal, capital potiguar.

De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, essas novas variantes podem ser mais transmissíveis, devido ao aumento no número de pessoas infectadas com covid-19 nas últimas semanas.

A diretora também ressaltou a importância da vacina contra a covid-19, para evitar a forma grave da doença, além das medidas de biossegurança, como o uso de máscaras em locais fechados e a higiene frequente das mãos.

 

Novas variantes

O estudo sequenciou e analisou amostras coletadas pelas unidades de saúde da prefeitura de Natal e pelo IMT, detectando a circulação das variantes Ômicron BA.5-like e Ômicron BA.4-like.

As amostras foram coletadas em maio deste ano.

A pesquisa foi realizada com participação do Laboratório Getúlio Sales Diagnóstico e do Instituto Butantan.

A variante Ômicron apareceu pela primeira vez na África do Sul no final de 2021. A cepa, chamada de B.1.1.529, foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “variante de preocupação” devido ao alto poder de transmissão e por ter um número de mutações maior do que as outras.