ABC não sofre gols há 360 minutos

Diante do Mirassol, o goleiro Pedro Paulo completou 360 minutos sem ser vazado na disputa da Série C do Brasileiro, que vem sendo apontada como uma disputa das mais equilibradas dos últimos anos. Mas se o responsável pela meta abecedista vem realizando bons jogos, ele tem de dividir o feito com os jogadores responsáveis pela parte defensiva da equipe alvinegra, que junto com o Manaus, possui a zaga menos vazada da competição, com apenas seis gols sofridos. A última vez que a torcida viu um adversário balançar a rede contra a equipe abecedista ocorreu na derrota por 2 a 0 para o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.

Além da equipe paulista, apenas outros três clubes conseguiram furar o sistema defensivo montado pelo treinador Fernando Marchiori: Paysandu (1ª rodada ), Ferroviário-CE (2ª) e o Altos-PI (4ª). Apenas os piauienses e o clube de Ribeirão Preto conseguiram marcar mais de um gol na equipe potiguar, que embora empatada em número de gols sofridos com o Manaus, possui um maior tempo de invencibilidade, uma vez que os manauaras sofreram gols em cinco das dez rodadas já realizadas, enquanto o ABC sofreu apenas em quatro.

Um dos destaques dessa boa fase vivida pelos potiguares na competição nacional é o lateral-direito Marcos Vinícius. O defensor assumiu a titularidade da equipe e tem sido um dos pilares da defesa alvinegra. O atleta destaca o bom momento vivido pelo sistema defensivo e também da equipe na temporada, já que ocupa a segunda colocação e está numa briga muito equilibrada com Paysandu e Mirassol pela ponta de cima da tabela de classificação.

“Acredito que conseguimos criar uma consistência na defesa e isso é muito importante para mantermos a constância tanto dentro quanto fora de casa. Já estamos há quatro jogos sem sofrer gols e isso acaba influenciando lá na frente. Desde o atacante até o zagueiro ajudam nessa parte defensiva”, disse Marcos Vinícius.

Os resultados do bom trabalho que vem sendo desenvolvido vem surgindo e embora com chances de acabar a fase inicial na liderança, o primeiro objetivo traçado por Fernando Marchiori é conquistar os pontos suficientes para assegurar vaga na Série C do próximo ano, mas os jogadores já estão pensando mais na frente, baseado nos bons número abecedista.

“Estamos felizes com o grande momento da nossa equipe, pois agora estamos mais próximos do nosso objetivo inicial que é se classificar entre os oito primeiros. Mas o campeonato é longo e difícil, cada jogo é uma decisão e não podemos perder o foco. Temos que manter a mesma intensidade até o fim”, frisou Marcos Vinícius.

O próximo compromisso do ABC pela Série C será diante do Ypiranga, fora de casa. Marcos Vinícius quer manter a sequência positiva contra os gaúchos.

“Será um jogo difícil, porque eles também precisam do resultado para entrar na zona de classificação. Mas estamos trabalhando bem essa semana para entrarmos focados para conseguir os três pontos”, afirmou o lateral alvinegro. ABC e Ypiranga se enfrentam na próxima segunda-feira (20), às 20h (de Brasília), no Colosso da Lagoa, pela 11ª rodada da Série C do Brasileirão.