Rio confirma quarto caso de varíola dos macacos no Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o 4º caso de varíola dos macacos no Brasil. O infectado é um brasileiro que mora em Londres, no Reino Unido, e havia viajado à capital fluminense. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

O Ministério da Saúde já havia confirmado outros 3 caso da doença: 2 infectados em São Paulo e 1 no Rio Grande do Sul. Todos os pacientes estiveram recentemente no exterior. Não há relatos ainda de transmissão do vírus dentro do território brasileiro.

O paciente carioca, de 38 anos, chegou ao Brasil no sábado (11.jun). Ele procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas no domingo (12). O diagnóstico foi realizado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.

O mundo enfrenta desde maio o maior surto do vírus fora da África. Já são mais de 1.500 infectados em outros continentes.

O CASO CARIOCA

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a pessoa infectada tem sintomas leves e está em isolamento domiciliar. A Superintendência de Vigilância em Saúde do Rio está observando o paciente. Ele teve contato com 5 pessoas que já foram orientadas e também estão sendo monitoradas.

“A secretaria mantém vigilância para detecção de casos. Também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância e alerta”, afirmou o órgão.

Poder360