Bolsonaro diz que Dom Phillips “era mal visto na região”

Nesta quarta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a comentar sobre as buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips, e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, que desapareceram na região amazônica no último dia 5. O presidente disse que Dom “era malvisto na região” por fazer reportagens relacionadas a questões ambientais e contra a prática de garimpo na região.

“Esse inglês era malvisto na região, porque fazia muita matéria contra garimpeiros, questão ambiental, então, naquela região lá, que é bastante isolada, muita gente não gostava dele”, disse o presidente Jair Bolsonaro em entrevista à jornalista Leda Nagle.

O presidente disse também que o jornalista deveria ter tido mais atenção “consigo próprio”, e que a região onde ele estava andando, junto com Bruno Pereira, era uma “área completamente inóspita” e que eles resolveram entrar lá sozinhos, sem segurança e por isso “aconteceu o problema”, se referindo ao desaparecimento dos dois.

“Ele tinha que ter mais que redobrada atenção para consigo próprio e resolveu fazer uma excursão”, disse Bolsonaro.

Já na tarde desta quarta-feira, o jornalismo da Band informou que uma das testemunhas do caso confirmou, em depoimento, que o jornalista e o indigenista teriam mesmo sido mortos. A partir disso, agentes da Polícia Federal estão indo, acompanhados de uma testemunha, até o suposto local onde os dois teriam sido mortos.