Sesap assina acordo para mapeamento da violência contra mulheres e crianças no RN

Com o objetivo de qualificar as informações e evitar a morte de mulheres e crianças em situação de violência a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) assina acordo de cooperação com a empresa Vital Strategies Brasil, nesta segunda (13). Estiveram presentes o secretário de Saúde Cipriano Maia, a coordenadora de Vigilância em Saúde Kelly Lima, Amábile Virginia, Subcoordenadora da Unidade de Gestão de Projetos e Convênios, equipe técnica da SESAP, as consultoras e pesquisadoras da Vital Strategies Brasil Gabriela Policena e Sofia Reinach.

O acordo estabelece diretrizes que compõem a metodologia para integração de diferentes bancos de dados que possam subsidiar ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres por meio de análise epidemiológica, visualização de informações e publicação dos seus principais resultados para, assim, contribuir para a vigilância e prevenção destes agravos.

“É uma cooperação que a sociedade só tem a ganhar. São dados muito importantes relativos à violência familiar contra as mulheres e crianças para além das ações que são traçadas para prevenir o óbito doméstico. Através da parceria será muito importante nos apropriarmos desses dados para que essa metodologia seja disponibilidade para outros atores e disponibilizada para todo Brasil e assim agir mais rapidamente para proteger as vítimas que estão sob o risco da violência e da morte em nosso País”, disse o secretário de saúde Cipriano Maia.

A Vital Strategies Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha pelo fortalecimento de sistemas públicos de saúde, desenvolvendo ações, projetos e programas que combinam inteligência em saúde pública, comunicação estratégica e fortalecimento institucional. “Estamos muito animadas para começar esse trabalho. Temos muitas coisas para evoluir analisando os dados, como atuar para prevenir agravamento de violências. Cada pesquisa, cada dado, cada mapeamento equivale a mais vidas salvas”, disse a consultura da Vital Strategies Sofia Reinach.

Ambas organizações têm interesse em promover políticas de continuidade para fortalecer as respostas existentes e outras necessárias para enfrentamento da violência contra mulheres em todos os ciclos de vida, com maior transparência, facilidade de acesso às informações, com uso intensivo e integrado dos dados da saúde e outros indicadores relevantes de forma a promover saúde pública e superar seus impactos no estado do Rio Grande do Norte. “Dessa forma, será possível dar visibilidade ao problema, gerar evidências, evitando que as violências contra as mulheres e crianças terminem em mortes anunciadas”, finaliza a consultora Gabriela Policena.

Sobre a Vital Strategies

Vital Strategies é uma organização global composta por especialistas e pesquisadores de vários campos do conhecimento que trabalham com governos e outras organizações para enfrentar alguns dos mais difíceis desafios mundiais para a saúde. Desenvolve e implementa programas baseados em evidências, em mais de 70 países, focados em áreas críticas como controle do tabaco, prevenção de overdose, poluição do ar e envenenamento por chumbo, segurança no trânsito e obesidade. A equipe é composta por colaboradores de mais de 37 nacionalidades, o que é fundamental para criar parcerias locais com formuladores de políticas, administradores públicos e grupos da mídia e da sociedade civil, a fim de promover capacitação local e avançar no progresso de políticas de saúde pública. Sua missão é criar programas para melhorar a saúde pública ao redor do mundo.