Botafogo-PB cobra providências após episódio envolvendo torcedores do América no Almeidão

O Botafogo-PB cobrou providências cabíveis para um episódio ocorrido no último sábado (11), no Almeidão, em João Pessoa. O estádio, que pertence ao clube, foi palco do jogo entre São Paulo Crystal-PB e América, pela Série D do Campeoato Brasileiro, mas também de violência. No intervalo da partida, houve confronto entre torcedores do América e do Botafogo, que precisou ser contido pela Polícia Militar, além de materiais da torcida paraibana que foram depredados.

Imagens e vídeos gravados do momento mostraram a correria, a ação policial e os bens da torcida do Botafogo sendo depredados nas arquibancadas do Almeidão. Os materiais estavam dentro de uma sala do estádio, que foi encontrada por torcedores do América.
Em razão do episódio, a diretoria do Botafogo afirmou que a relação com o clube potiguar “fica prejudicada”.
No jogo, o América saiu na frente com gol de Araújo, mas levou empate no último minuto da partida, em cobrança de pênalti do São Paulo Crystal. Com o resultado, o time potiguar saiu do grupo de classificação à próxima fase após o término da rodada.
Leia nota da direoria do Botafogo-PB na íntegra:
“Diante do episódio lamentável visto por todos nas dependências do estádio Almeidão na tarde de sábado (11) em jogo válido pela Série D entre São Paulo Crystal e América-RN, o Botafogo Futebol Clube vem a público se posicionar e repudiar o ocorrido.
 
O Botafogo Futebol Clube repudia veementemente qualquer tipo de violência ligada ao futebol. Membros de uma torcida organizada do América-RN depredaram o patrimônio público, ao invadir a sala do Almeidão onde estavam os materiais da torcida Império Alvinegro, e atearam fogo em bandeiras dentro do estádio, abaixo das arquibancadas, colocando a integridade de todos os presentes em risco. Não bastasse o ato covarde e irresponsável, atingiram também a nossa marca, macularam o nosso escudo, um ato que não será tolerado.
 
O Botafogo Futebol Clube sempre manteve uma relação cordial em campo institucional com o América-RN, relação esta que fica prejudicada diante do exposto.
 
O Botafogo Futebol Clube presta sua irrestrita solidariedade à Torcida Organizada Império Alvinegro (@imperio1931), que desde 2004 carregam a missão de fazer pulsar a arquibancada sombra do estádio Almeidão, se dedicando exclusivamente ao papel de torcer, empurrar nossos atletas e fazer uma verdadeira festa nas arquibancadas. O clube se coloca à disposição para conversar com os diretores da torcida e encontrar alguma forma de ajudar após a destruição de parte do seu material.
 
Por fim, o Botafogo Futebol Clube cobra que as autoridades envolvidas na partida, as forças de segurança do estado, a Federação Paraibana de Futebol e o clube mandante da partida, o São Paulo Crystal, tomem as providências cabíveis para que os danos sejam reparados e os criminosos envolvidos sejam identificados e punidos.
 
O Botafogo Futebol Clube é um dos clubes que mais sofre com o rigor das medidas adotadas pelas autoridades de segurança e neste momento é um dos mais prejudicados pela falta de isonomia desse rigor.
 
Não à violência, o futebol é um espaço de paz para todas e todos.
 
Diretoria Executiva – Botafogo Futebol Clube”