Campanha “Junho Laranja” promove conscientização sobre queimaduras no mês de junho

Com a retomada do período junino, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) lançou a campanha “Junho Laranja”, para alertar sobre os riscos e informar sobre como prevenir queimaduras. No Rio Grande do Norte, o hospital Walfredo Gurgel recebe em média 20 a 30 vítimas de acidentes com queimaduras todos os anos no período de junho.

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do maior hospital do estado alerta sobre as perigos dos acidentes com fogos de artifício e fogueiras, elementos tradicionais nos festejos.

“Durante a semana passada, o CTQ do Walfredo Gurgel esteve com 100% de ocupação”, relatou o coordenador do Centro, Dr. Marco Almeida. Até o mês de maio, 369 pessoas deram entrada com algum grau de queimadura no setor de queimados do Hospital Walfredo Gurgel. Entre os principais causadores estão os líquidos quentes, choque elétrico, álcool líquido e álcool combustível.

Algumas formas de prevenção desses acidentes é o manuseio dos fogos apenas por pessoas adultas, evitando que crianças se coloquem em risco, e em caso de queimadura, lavar o local com água corrente.