Cantores e compositores potiguares lançam singles e álbuns que celebram os baiões, xotes e xaxados

O forró já é trilha sonora do Nordeste o ano todo, mas é durante o São João que o som da sanfona bate mais alto – inclusive, como influência para artistas de variados gêneros musicais. Em junho, diversos cantores e compositores potiguares exaltaram sua porção forrozeira com o lançamento de singles e álbuns que celebram os baiões, xotes e xaxados. No ano em que as festas voltaram aos encontros presenciais, vale a pena atualizar a playlist com a música junina potiguar.

O cantor e compositor Alan Persa, mais conhecido pelo pop/rock acústico, se rendeu ao balanço de junho com o lançamento do single e clipe do forrozinho “Filho do Nordeste”, nas plataformas digitais. Na música, o artista celebra a região através de vários sons, referências e citações. “A música tem a estrutura semelhante à de um repente, e aí vou variando os trechos da canção com outros ritmos ligados aos mais diversos lugares da região, como o axé, o xote, o maracatu e até o reggae do Maranhão”, explicou.
A canção traz referências a grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Chico Science, Djavan, Zeca Baleiro, Lenine, Caetano Veloso, Alceu Valença, entre outros. Na letra, Alan cita também vários lugares dos nove estados nordestinos, como o rio Potengi, Canoa Quebrada, Pelourinho e lençóis maranhenses. “Minha principal ideia foi enaltecer a região Nordeste, apresentando 28 localidades durante a música e também citando 20 personalidades nordestinas”, ressaltou.
Adepto do piseiro e do sertanejo, o cantor e compositor Marcelo Miranda lançou um EP de seis músicas nas quais homenageia o mês mais forrozeiro do ano. O trabalho tem quatro regravações de clássicos do forró: “Pra tirar Coco”, “Pagode russo”, “Riacho do navio” e “Olha pro céu”; uma regravação de modão, “Um degrau na escada” e uma inédita, “Dei a largada” composição de Marcelo com Mikael Moraes.
Divulgação
A Musa do Forró, Marcelo Miranda e Alan Persa lançaramseus singles de forró

A Musa do Forró, Marcelo Miranda e Alan Persa lançaramseus singles de forró

Nascido em São Paulo mas radicado há anos em Natal, Marcelo  afirmou que o EP forrozeiro foi a forma que encontrou de resgatar grandes clássicos da música popular nordestina, mas pondo uma roupagem nova. “O São João é o coração do forró. Eu não posso deixar de lançar esse projeto que já virou uma tradição minha para entrarmos no clima das festas. Esse ano graças a Deus teremos a retomada das festas de São João”, declarou.
Após se tornar a voz feminina mais marcante do arrasta-pé potiguar, a cantora Deusa do Forró lançou seu terceiro álbum solo, “Deusa Nordestina do Forró – Gente de Marinês”. A homenagem explícita à icônica Marinês foi produzida pelo maestro Marcos Farias, filho da artista pernambucana falecida em 2007.
O destaque do repertório é a música “O forró é assim”, que traz um inusitado dueto entre Deusa e Marinês, proporcionado pela tecnologia, claro. Marcos uniu as vozes de Marinês e Deusa no estúdio. O produtor considera Deusa uma sucessora natural de sua mãe. Apesar do título, o disco é também uma celebração a outras deusas forrozeiras, como Eliane, Hermelinda, e Kátia di Tróia.
Divulgação

Nara Costa celebrou a alegria de poder voltar a dançar forró na rua com a música “Já é São João”, seu mais novo single. A música, uma composição de Zé Hilton do Acordeon com produção de Eduardo Taufic, traz o balanço e a alegria dessa época. A canção está no Youtube e nas plataformas digitais.
Nara explicou que a música retrata elementos da cultura nordestina que são característicos do período junino, como as comidas típicas, a decoração, e os instrumentos musicais que não podem faltar, como a sanfona, a zabumba e o triângulo. “Essa música vem para dar início e animar o mês que pra mim é o mais festivo, colorido e animado do ano”, ressaltou.