Câmara dos EUA aprova restringir venda de armas semiautomáticas

Foto: Somchai Kongkamsri (via Pexels)

A Câmara dos EUA aprovou um pacote de leis sobre controle de armas. A votação se deu nessa quarta-feira (8.jun.2022), depois que legisladores foram pressionados por causa dos recentes ataques a tiros no país.

Uma das propostas do Protecting Our Kids Act (“Lei de Proteção às Nossas Crianças”, na tradução literal), como ficou conhecido o conjunto de leis, fala em aumentar a idade mínima para adquirir rifles semiautomáticos: de 18, para 21 anos.

Na Câmara, foram 223 votos a favor, 204 contra e 1 abstinência. Dos votos favoráveis, 5 eram do Partido Republicano. Dos votos contrários, 2 eram do Partido Democrata.

Segundo republicanos, o projeto desrespeita a Constituição norte-americana, que menciona em sua 2ª emenda “o porte e a posse de armas”.

O deputado republicano Jim Jordan, de Ohio, afirmou: “O que este projeto de lei faz é retirar os direitos da 2ª emenda, direitos concedidos por Deus, protegidos por nossa Constituição de cidadãos norte-americanos cumpridores da lei. É isso que essa lei faz, e é por isso que devemos nos opor”.

Democratas afirmam que a medida é necessária para evitar a recorrência de ataques a tiros, como os registrados em Uvalde, no Estado do Texas, e em Buffalo, no Estado de Nova York.

Poder360