No mês do São João, Alan Persa lança música homenageando o Nordeste

O cantor e compositor potiguar Alan Persa lançou na última terça-feira, 7 de junho, a música “Filho do Nordeste” nas principais plataformas digitais, e também o clipe da canção no seu Instagram (@alanpersa) e canal oficial dele no YouTube. A nova obra do artista é uma homenagem à região Nordeste do Brasil, destacando e celebrando locais históricos e turísticos dos nove estados nordestinos. Alan se utiliza de rimas e trocadilhos para citar lugares como Maragogi, Canoa Quebrada, Rio Potengi, Praia do Futuro, Porto Seguro, Porto de Galinhas, João Pessoa, os Lençóis Maranhenses, Morro de São Paulo e o Pelourinho, por exemplo.

“Minha principal ideia foi de realmente enaltecer e valorizar a região Nordeste, apresentando 28 localidades durante a música e também citando 20 personalidades nordestinas”, afirma Alan.

A canção traz ainda referências aos grandes nomes da cultura nordestina, como os cantores Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Chico Science, Djavan, Zeca Baleiro, Lenine, Caetano Veloso, Alceu Valença e diversos outros. Artistas que sempre foram incentivadores e divulgadores das tradições dos estados nordestinos como o cearense Bráulio Bessa e o pernambucano Ariano Suassuna também são lembrandos na música, que é um forró influenciado também por outras vertentes e ritmos que são a cara do Nordeste.

“A música como um todo tem a estrutura semelhante à de um repente, ritmo tradicional nordestino, e aí vou variando os trechos da canção com outros ritmos ligados aos mais diversos lugares da região, como o axé, o xote, o maracatu e até o reggae do Maranhão”, explica o cantor.

O clipe da música foi gravado em diversos pontos turísticos de Natal e da Região Metropolitana da capital potiguar e também em espaços que fazem referência à cultura nordestina.