Dengue está em ‘descontrole’ no RN e deveria preocupar mais que Covid, afirma Ricardo Valentim

Foto: Reprodução

O pesquisador Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (Lais), afirmou nesta terça-feira (7) que a epidemia de dengue registrada no Rio Grande do Norte deveria preocupar as autoridades mais que a pandemia de Covid-19.

Em entrevista à Jovem Pan Natal (89,9 FM), o professor disse que a doença está “descontrolada” no Estado e que é preciso investir em ações de prevenção. “No caso do Rio Grande do Norte, nós temos um descontrole com relação à dengue. Existe uma sazonalidade com relação a ela, mas a prevenção pode ocorrer. Hoje o problema que nós temos no Estado é dengue”, afirmou Ricardo Valentim.

Segundo o diretor do Lais/UFRN, hoje o Rio Grande do Norte tem mais pacientes internados com dengue do que com Covid-19. “Todas as ações deveriam ser para isso (prevenção da dengue), que é muito mais fácil. É um manejo fácil. Essas questões da educação em saúde devem ser permanentes, constantes e iniciar nas escolas”, destacou.

A principal medida de prevenção da dengue é impedir o acúmulo de água parada, que facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika.

Veja vídeo:

98 FM