Com os avanços das ferramentas tecnológicas já é comum realizar diversos serviços de forma digital. Agora, o brasileiro conta com mais um e já pode reconhecer firma de forma totalmente digital. Desde o dia 31 de maio, o sistema está disponível para todos os cartórios do País, mas a adesão ao serviço ainda é gradual. No Rio Grande do Norte, até última segunda-feira (06), 10 cartórios estavam prontos para atender pelo sistema.
O reconhecimento de firma é o processo que garante a autoria da assinatura em um documento. Normalmente, o certificado é utilizado na compra de imóveis e automóveis, por exemplo. A digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feita pelos cartórios brasileiros.
Para ter acesso ao serviço online, usuários e cartórios precisam cumprir alguns requisitos e por essa razão o processo de adesão dos cartórios deve continuar de forma gradual.
“O cartório, para aderir, tem que ter um certificado A1 da ICP-Brasil, para poder autorizar as assinaturas. Muitos não têm esse tipo de certificado e estão providenciando para entrar no sistema. Os usuários precisam ter certificado digital para assinar”, explica Dr. Airene José.