RN quebra recorde de medalhas no Campeonato Brasileiro de Xadrez

O Campeonato Brasileiro de Xadrez realizado em Natal premiou aconteceu no último domingo (5) e premiou todos os campeões do Festival Nacional da Criança e Adolescente, realizado durante a semana no Praiamar Hotel, em Ponta Negra.

É a primeira vez que o evento,  que foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), acontece na região Nordeste. E o Rio Grande do Norte foi destaque, conseguindo um número recorde de medalhas.

No total, o Rio Grande do Norte conquistou 14 medalhas. Na última edição do campeonatobrasileiro, o RN saiu com apenas uma de ouro.

 

Medalhas potiguares 

Os irmãos potiguares Theo Magalhães e Enzo Magalhães, do colégio Marista, conquistaram juntos cinco medalhas para o estado. Theo ganhou ouro e tornou-se tricampeão brasileiro no ritmo Blitz. Ainda conquistou mais duas de prata no Rápido e Clássico (Sub-12). Enzo levou duas medalhas de bronze no Rápido e Clássico (Sub-16).

O aluno da UFRN, Davi Alves, conquistou três medalhas de prata nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico (Sub-20).

No feminino, Bárbara Beatriz de Macedo conquistou três medalhas de bronze nos três ritmos, pela categoria Sub-20. No Sub-8, destaque para Maria Beatriz de Araújo, do Colégio das Neves, ganhou dois bronzes, e Larissa de Sena também recebeu bronze no Blitz (Sub-10).

 

Outros atletas do Nordeste também se destacaram na competição. Pelo naipe feminino, Valentina Magalhães, da Bahia, foi a campeã no Sub-10, enquanto Marina Miranda, do Ceará, ganhou no Sub-20, e Luyse Acioli, de Alagoas, venceu no Sub-16.

Os melhores ganharam medalhas e troféus, além da classificação para Campeonato Mundial na Georgia-EUA, o Pan-Americano em Montevideo-URU e o Mundial da Juventude na Romênia. A próxima competição da CBX no Nordeste será no mês de dezembro com a realização do Campeonato Brasileiro Absoluto na cidade do Recife-PE