Real digital: Testes com moeda virtual brasileira devem começar em 2023

Os testes da versão digital do real deverão começar em 2023, segundo o economista do Banco Central (BC), Fábio Araújo. A data para os testes havia sido marcada inicialmente para 2022, porém a greve dos funcionários do Banco Central atrasou a programação.

O economista participou de um debate virtual promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre o tema.

“A gente tinha a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Araújo.

 

Real digital

Em 2021, o Banco Central anunciou que estava desenvolvendo o Real Digital, a versão digital da moeda nacional que deverá funcionar como uma extensão da moeda física.

De acordo com o BC, quem quiser usar o Real Digital vai precisar obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central.

As diretrizes para o Real Digital foram definidas já em 2021. A moeda vai ser idêntica a versão em papel, mas só poderá ser usada em transações eletrônicas e será armazenada em carteiras digitais de instituições financeiras.