Natal Shopping recicla 75 toneladas de lixo com medidas de sustentabilidade

Imagine o quanto se consome diariamente em um shopping center e, conseqüentemente, quanto se produz de lixo. Agora pense para onde vai todo esse lixo. A preocupação é pertinente, mas já há inciativas sustentáveis que contribuem para melhor aproveitamento dos resíduos. Numa delas, desenvolvida pelo Natal Shopping, foi possível evitar que mais de 75,7 toneladas fossem para o lixo. No ano passado, 18% dos resíduos, como papel, plástico, metais e orgânicos, gerados pelo empreendimento foram destinados a cooperativas e associações de reciclagem. Em 2022, o objetivo é alcançar 25%.

Desde 2018 a praça de alimentação conta com um ecoponto para receber todos os materiais. Há depósito para lixo eletrônico, papel, metal, plástico e também para o recolhimento de óleo de cozinha. “Isso vale para os nossos clientes e vale para nossa comunidade de lojistas para que a gente tenha cada vez menos impacto no meio ambiente. Do volume em 2021, a gente reciclou mais de 70 toneladas de lixo”, explicou o superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado.

Do lixo orgânico, que sobra das refeições dos clientes na praça de alimentação, seis toneladas deixaram de ser recolhidos para o aterro sanitário para se transformar em adubo orgânico em 2021. De janeiro a março deste ano, foram mais 2,5 toneladas. Esses resíduos são transformadas em adubo que depois retorna ao empreendimento para ser vendido. A renda é destinada a novos projetos focados em educação ambiental.