Microcrédito: Governo do RN financia projetos da agricultura familiar no Oeste

Para financiar projetos de ampliação da produção agrícola e proteína animal e de melhorias das áreas produtivas e da infraestrutura de comercialização, a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) liberou nesta quinta-feira (02) R$ 170 mil para agricultores e agricultoras familiares da Agrovila Paulo Freire, em Mossoró. Os contratos e cheques do CredMais foram entregues em solenidade no Pátio da Reitoria da UERN, que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, da reitora Cicília Maia, de lideranças sindicais e políticas.

Mossoró foi o segundo município no roteiro de apoio a pequenos arranjos produtivos que o CredMais está financiando no Oeste. Os outros são em Ipanguaçu, Caraúbas e José da Penha.

A agricultora Maria Neuma foi uma das beneficiadas. O dinheiro será usado na ampliação do cultivo de hortaliças e criação de galinhas caipiras e animais de pequeno porte para venda e consumo próprio. Ela, o marido e seis filhos estão trabalhando para fornecer alimentos ao programa de compras governamentais. “O dinheiro chega em boa hora”, comemorou.

Com as liberações programadas para esta primeira semana de junho, o Governo do RN totaliza R$ 3,14 milhões investidos desde 2019 através da linha especial de microcrédito exclusiva para atender a agricultura familiar pela AGN.

“Aonde tiver um empreendedor que precise do microcrédito, a AGN estará presente, conforme determinação da governadora Fátima Bezerra”, disse a presidente da Agência de Fomento, Edivane Vilar.

Ao destacar o volume de investimentos e apoio logístico dado ao setor em pouco mais de três anos, o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, lembrou que governo Fátima colocou a agricultura familiar do Rio Grande do Norte “em um patamar mais elevado, inclusive com reconhecimento nacional em muito pouco tempo. E é importante enfatizar que o Rio Grande do Norte tem hoje o maior programa de compras governamentais do Brasil”. A entrega do microcrédito – reforçou Alexandre – faz parte de uma estratégia ousada, que articula comercialização, crédito e assistência técnica.

Acesso

Podem acessar o CredMais, prioritariamente, agricultores e agricultoras familiares organizados em cooperativas e associações da agricultura familiar, cadastradas no portal do Pecafes e que estejam fornecendo produtos do campo para as compras institucionais do Governo do Rio Grande do Norte por meio do programa de compras estadual.

As propostas de crédito poderão ser elaboradas pela Emater-RN, pelas próprias cooperativas e associações da agricultura familiar, além de sindicatos rurais, entidades de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) ou mesmo secretarias municipais de agricultura, desde que devidamente cadastradas pela Sedraf, utilizando a plataforma digital disponibilizada pela AGN.

Acompanharam a governadora os secretários Alexandre Lima (Sedraf), da Infraestrutura, Gustavo Coelho (Infraestrutura), Daniel Cabral (Comunicação), secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; secretário adjunto da Infraestrutura, Gaspar Pereira; Edivane Vilar (AGN), diretora-geral do Ipem/RN, Mariana Bezerra, e a diretora do DER, Natécia Nunes.

Participaram, ainda, a deputada estadual Isolda Dantas; a reitora e vice-reitor da UERN, Cicília Maia e Francisco Dantas; os vereadores de Mossoró, Larissa Rosado, Carmem Julia e Paulo Igo, o vereador de Felipe Guerra, Hudemberg Rocha de Oliveira, vice-prefeito de Baraúna, Marcos Antônio, integrante da Rede Xique-xique, Neneide Lima, e Rejane Medeiros, do Centro Feminista 8 de Março.