Pesquisadores flagram baleia-jubarte saltando no litoral de São Paulo

Uma baleia-jubarte com aproximadamente três ou quatro anos de vida e oito metros de cumprimento foi flagrada por pesquisadores saltando no canal entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu no último dia 26 de maio.

De acordo com os estudiosos, é comum encontrar jubartes por ali, pois todos os anos elas saem das águas geladas da Antártica e sobem pelo litoral brasileiro. A viagem é à procura de águas quentinhas e de um, quem sabe, namoro.

“Os filhotes nascem com uma camada de gordura muito fina, e não aguentariam nascer com a água gelada da antártica. Costumam dar à luz aqui no Brasil, do sudeste para cima”, contou Marcel Morais, pesquisador voluntário do projeto Baleia À Vista, de Ilhabela.

“Eu estava pegando a balsa que faz a travessia até a ilha, umas 9h da manhã, e já me avisaram que tinha uma baleia no canal. Logo fomos para a água e ficamos observando. Ela saltou três vezes!”, relatou.

Os navios do porto de São Sebastião são avisados da presença do animal para que as manobras sejam mais cuidadosas e não haja o risco de machucá-lo. “Já teve caso da baleia passar pertinho da balsa e o pessoal ficar olhando de perto”, contou Marcel.

Por que as baleias saltam?

“Elas fazem isso por prazer. Imaginamos que estão se divertindo. E esse movimento tem outras consequências. Eventualmente se limpar, se alongar. O salto faz um ruído enorme, e isso também pode ser uma comunicação entre as baleias. Quando uma salta, é comum ver outra saltando à distância”, explicou Julio Cardoso, coordenador do projeto Baleia à Vista.

Baleias também trocam a pele, e o salto pode ser uma espécie de ajudinha para que isso aconteça.

“Além de saltar elas também batem cauda, batem as nadadeiras, e o salto é o mais lindo de todos. É fantástico!”