Ciências Aplicadas implementa ação para reduzir tempo de tela das crianças

Com a pandemia, telas de celulares e computadores, que já eram aliadas do universo do trabalho e da educação, se tornaram ferramentas importantes para o cumprimento das tarefas de forma remota. Praticamente todas as relações sociais migraram do modo presencial para a tela do computador, do celular ou do tablet, desde aulas escolares até compras de roupas, passando pelo encontro com os amigos.

As telas trouxeram um benefício a curto prazo indiscutível, mas também lançaram grandes desafios, principalmente para pais de crianças. Os pequenos por meio dos iPads, tablets, celulares e afins, o amigo que não estava ali e passaram a dividir quase o dia inteiro com essas telas. Uso que tem um custo bastante elevado, e que muitas vezes é pago – despercebidamente – com a alta excitabilidade dos pequenos.

O período mais duro da pandemia passou, as aulas voltaram, o convívio social também, mas o aumento da utilização das telas permaneceu. Preocupado com essa realidade, o Colégio Ciências Aplicadas está desenvolvendo o Projeto Conectando-se cujo objetivo é reforçar a relação entre as crianças por meio da interação a partir de jogos e brincadeiras.

“Queremos reforçar cada vez mais esta conexão, mostrando que é delicioso brincar, jogar, dividir brinquedos. Implementamos aqui a ideia do brincar como antigamente para que eles levem a ideia para casa, ficando longe das telas por lá também, conectando com o outro e consigo”, pontuou a psicóloga da escola, Juliana Bráz, que completou: “a iniciativa está acontecendo quinzenalmente, no horário do intervalo. As crianças trazem brinquedos e jogos a sua escolha brincando entre elas, com professores, coordenadores. É uma festa”.

Nina Rosa, mãe de George e Guilherme, alunos do infantil e fundamental, aprova a ação: “É uma iniciativa importantíssima. Manter as crianças mais distantes das telas não traz um benefício somente aos pequenos. A partir do momento em que há o entendimento por parte deles, eles tornam-se multiplicadores dentro de suas casas, chamando atenção para a frequência do uso pelos pais também”.

Ciências Aplicadas implementa ação para reduzir tempo de tela das crianças – Foto: Colégio Ciências Aplicadas
Dicas

Que tal estreitar cada vez mais os laços com o pequeno? Confira 5 dicas práticas que a psicóloga Ana Petry (www.soumae.org) pontuou para desconectar das telinhas e reconectar aos filhos:

1) Caminhar ao ar livre
Pode ser uma vez por semana (o melhor seria todos os dias, pois crianças precisam brincar ao ar livre). A dica é pais e filhos largarem os eletrônicos e escolherem um passeio juntos, nem que seja uma caminhada para explorar a natureza. O importante é ter esse contato e aproveitar o caminho para interagirem.

2) Pelo menos uma refeição ao dia em família
Mesmo que o dia a dia seja corrido, pelo menos uma refeição por dia deve ser feita em família, com eletrônicos e televisores desligados para que todos possam conversar e interagir sem interrupções.

3) Promover momento da leitura ou contação de histórias
Esse costuma ser um dos momentos mais prazerosos entre pais e filhos. Antes de dormir, deite na cama e conte uma história ou leia para eles (e para quem tem filhos que já sabem ler, os pais podem ouvi-los contar uma história). Assim que terminar, conversem sobre o tema do livro.

4) Ensine jogos e brincadeiras de antigamente
As crianças adoram saber como foi a infância dos pais e avós, do que brincavam e como era o dia na escola. Aproveite esta curiosidade natural para ensinar jogos e brincadeiras que você fazia antigamente, reforçando assim os vínculos entre vocês.

5) Ouça seu filho
Escute verdadeiramente o que seu filho tem a dizer, sente, olhe nos olhos, preferencialmente estando à sua altura. Converse dentro da faixa etária de cada criança ou adolescente e não esqueça do contato físico. Abraços e beijos são mais do que bem-vindos e nunca esqueça de dizer o quanto os ama.