Assembleia Legislativa do RN recebe troféu Unale de bicampeã em gestão

Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (25), o troféu do Prêmio Assembleia Cidadã na categoria Gestão, com o projeto “e-Legis”. Pela segunda vez consecutiva, o Legislativo Potiguar conquista o prêmio que ratifica a excelência do trabalho de modernização e transparência iniciado nos últimos anos pela Casa legislativa. A premiação visa incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade e a seleção aconteceu durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que aconteceu na cidade de Campo Grande (MS).

“Este é um momento de agradecer, abraçar os servidores desta casa legislativa que entenderam este novo momento e fazem da ALRN, pela segunda vez, campeã de um prêmio de gestão. Quero estender esse agradecimento aos 23 deputados neste momento de incremento e aposta nos servidores”, destacou o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Presente na cerimônia, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Lídio Lopes, destacou a importância da participação das assembleias de todo o país. “Este prêmio destaca um projeto fantástico que mereceu o título e faz com que, a cada ano, a participação das assembleias aumente. As casas estão se preparando, criando projetos para participarem e a ALRN realmente incorporou isso, com participação efetiva. Prova disso é o resultado, sendo bicampeã”, disse.

O reconhecimento estimula o trabalho da Assembleia do RN. “Devemos ser gratos a toda equipe que nos levou a ser bicampeões em gestão. É motivo de muito orgulho e adianto, agora que pegamos gosto por esse tipo de reconhecimento, eu vou dizer: seremos tricampeões”, adiantou o diretor-geral da Assembleia do RN, Augusto Carlos Viveiros.

E as consequências desse esforço beneficiam todos, como destaca o secretário regional da Unale, deputado Gustavo Carvalho. “A gestão da Assembleia do RN tem sido buscada por algumas assembleias do Brasil, como São Paulo e Santa Catarina, sendo referência”, destacou.

O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário. “Estamos felizes não só com a premiação, mas com a celeridade ganha nos processos de gestão desta Casa. A mudança na tramitação, da burocracia que era exigida pelo papel e caneta a celeridade da tecla que nos favorece em todas as resoluções da Casa”, ressalta Gustavo Carvalho.

Em meio às comemorações, o diretor de tecnologia da ALRN, Mário Sérgio, destacou que o prêmio é fruto de um trabalho realizado por várias mãos e adiantou os próximos passos do setor. “A gente tem sorte de ter, além de uma equipe extremamente competente, dedicada e envolvida no trabalho, o apoio irrestrito, desde a presidência, passando pela diretoria geral, nesse processo do e-Legis, e a total colaboração e integração da diretoria legislativa. Atualmente estamos preparando inovações e, independente do título, o objetivo é reunir partes fundamentais dos dois sistemas já premiados”, adiantou.

A Unale também foi representada pelos deputados Diogo Moraes (PE), vice-presidente da região Nordeste, e Ivana Bastos (BA), tesoureira- geral e ex-presidente, e pelo diretor geral, Evaldo Bazeggio (Diretor-Geral).