Atendimentos a pessoas com transtornos mentais crescem 32% em Natal

O número de atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais cresceu 32% em Natal desde 2018. O aumento acompanha uma tendência nacional vista nos números de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Natal, a porta de entrada para esse acolhimento é na atenção primária, através das Unidades Básicas (UBS). De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luís Fernando Pires, o município também dispõe de policlínicas e cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Conforme dados da SMS, os cinco CAPS da cidade do Natal registraram 32.070 atendimentos em 2021, sendo ofertados serviços de psiquiatria, clínica geral, psicologia, matriciamento, entre outros. É como se três natalenses por hora procurassem atendimento ao longo do ano inteiro.

Esse número representa um crescimento de 32,09% quando comparado aos registros de 2018 (24.279). Em 2020, foram 23.711 atendimentos, tendo uma leve redução ocasionada pela pandemia. Segundo o coordenador, esse aumento na procura dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) já era previsto.

“Ainda estamos vivendo um cenário caminhando para o fim da pandemia. Esse incremento na rede já era um diagnóstico situacional esperado, pelos efeitos do isolamento social, desemprego, medo do adoecimento e das perdas familiares durante esse período. É algo que vem sobrecarregando a rede e estamos desenhando novas estratégias de cuidado com novas contratações e capacitações dos profissionais”, relata.

Tribuna do Norte