OVNIs representam riscos aos EUA, diz oficial do Pentágono

Pela 1ª vez em 50 anos, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos debateu nesta terça-feira (17), em audiência pública, registros de objetos voadores não identificados –os OVNIs– no espaço aéreo dos EUA.

Os convidados foram Ronald Moultrie, subsecretário de Defesa para Inteligência e Segurança, e Scott Bray, vice-diretor de inteligência naval. Os 2 funcionários do Pentágono afirmaram que o Departamento de Defesa norte-americano está “comprometido” em determinar as origens de OVNIs no território dos EUA e que os objetos ainda desconhecidos representam “riscos potenciais” ao país.

A audiência focou 144 casos registrados de 2004 a 2021, compilados em um relatório. O documento foi entregue à Câmara em junho de 2021.

Segundo Bray, há desde o início dos anos 2000 um “número crescente de aeronaves ou objetos não autorizados e/ou não identificados” observados em áreas de treinamento militar e em outros locais dos Estados Unidos. Os registros são reportados a partir de pilotos, câmeras e sensores instalados nos equipamentos militares. Também podem ser coletados de outros setores do governo norte-americano.

“Relatos são frequentes e contínuos”, afirmou. Durante a audiência, Bray mostrou aos congressistas 2 vídeos antes classificados como sigilosos. Em um deles, é possível ver um objeto verde em forma de triângulo piscando no céu noturno. O registro foi filmado por lentes de visão noturna de um navio da Marinha norte-americana. Veja vídeo acima.

O caso “permaneceu sem respostas por vários anos”, disse. Depois de algum tempo, a inteligência dos EUA enfim identificou o objeto como um drone. A conclusão veio após análise de gravações semelhantes captadas por outros equipamentos.

“Nesse exemplo, acumulamos dados de 2 registros semelhantes, em 2 períodos diferentes e em duas áreas geográficas para nos ajudar a tirar essas conclusões, mas nem sempre é assim. Reconhecemos que [isso] pode ser insatisfatório ou insuficiente aos olhos de muitos”, disse.