Fla foca na vaga à próxima fase

Rio (AE) – Em má fase no Brasileirão, o Flamengo terá que mudar o foco mais uma vez, afinal nesta terça-feira pode garantir a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores. No retorno ao Maracanã, que ficou fechado por 11 dias para reformas no gramado, o time carioca recebe o Universidad Católica-CHI, às 21h30, pela quinta rodada do Grupo H.
Atualmente, o Flamengo é líder, com dez pontos. Em quatro jogos, venceu três e empatou uma vez. Tanto que, caso pontue, seja por um empate ou vitória, já estará classificado. O rival chileno, por sua vez, irá fazer um duelo de ‘vida ou morte’, afinal está na terceira colocação com quatro pontos. O Talleres-ARG, segundo colocado, tem dez.
Ao todo, já foram vendidos mais de 40 mil ingressos para o reencontro do Rubro-Negro com o Maracanã. Mas deve vir pressão nas arquibancadas. Isso porque, apesar do bom momento na Libertadores, o clube está em baixa no Brasileirão. Nas seis primeiras rodadas, somou apenas seis pontos e está na parte debaixo da tabela, em 16º lugar. Dentre os mais cobrados estão o presidente Rodolfo Landim, o diretor de futebol Marcos Braz, o técnico Paulo Sousa e o goleiro Hugo Souza, que voltou a falhar contra o Ceará, no final de semana no empate por 2 a 2.
Para o duelo, além da pressão da torcida, Paulo Sousa estará cheio de problemas para armar o Flamengo. Fabrício Bruno, Gustavo Henrique, Vitinho, Filipe Luís, Matheus França, Santos e Diego Alves seguem sendo desfalques. Além deles, o zagueiro Rodrigo Caio, que ficou à disposição contra o Ceará depois de um longo período parado, voltou a sentir dores e é dúvida.
No gol, apesar dos erros nos últimos jogos, Hugo Souza deve ser mantido. Isso porque, Santos segue em tratamento de uma lesão nos quadríceps da coxa esquerdo e Diego Alves também não tem condições de jogo. Apesar dos problemas na defesa, do meio-campo para frente o time terá força máxima, inclusive com o setor ofensivo formado por Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Do outro lado, o Universidad Católica-CHI não tem problema entre os titulares e deve ter a mesma formação que vem jogando nas últimas partidas. A única baixa será o próprio técnico Ariel Holan que testou positivo para covid-19 nesta segunda-feira e se quer viajou para o Brasil com o restante do elenco. Ainda não foi confirmado quem ficará interinamente no comando.
Corinthians encara Boca na Bombonera 
São Paulo (AE) – O Corinthians tem dois obstáculos a superar esta noite em La Bombonera, e de certa forma um está relacionado ao outro. Uma vitória sobre o Boca Juniors, em jogo que começa às 21h30, classificará a equipe para as oitavas de final da Copa Libertadores. Porém, para neutralizar um adversário normalmente forte em sua casa, terá de mostrar que o episódio de racismo que envolve o lateral-direito Rafael Ramos não abalou os jogadores.
O Alvinegro lidera o Grupo E após quatro rodadas com sete pontos Os argentinos têm seis. Deportivo Cali, da Colômbia, com cinco, e Always Ready, da Bolívia, com quatro, vêm a seguir.
O lateral português está sendo investigado pela acusação de ter chamado de “macaco” o meia Edenilson, do Internacional, no jogo de sábado pelo Campeonato Brasileiro. Está na Argentina com o Corinthians mesmo sem poder jogar – não foi inscrito na fase de grupos da Libertadores. O clube diz que sua ida a Buenos Aires já estava prevista, mas é também uma maneira de afastá-lo um pouco da polêmica.
A lateral direita, aliás, é problema para o técnico Vítor Pereira. Fagner, o titular da posição, não se recuperou de um entorse no tornozelo direito e está fora. João Pedro também está machucado. Assim, ele deverá improvisar Gustavo Mosquito e Mantuan como ala pela direita e escalar três zagueiros.
A partida desta noite será a primeira do português no caldeirão do Boca. E ele sabe que não terá vida fácil. “Eu nunca fui à Bombonera. Mas já assisti a grandes clássicos argentinos e, de fato, é um ambiente muito bonito. Sabemos que vai ser um jogo complicado”‘, prevê.
SALDO NEGATIVO
O Corinthians já esteve seis vezes na Bombonera. Perdeu quatro vezes, empatou uma e venceu apenas no distante ano de 1961. E nas últimas quatro partidas como visitante pela Libertadores não conseguiu ganhar. Desde 2018, quando fez 7 a 2 no Deportivo Lara na Venezuela, não volta para casa com os três pontos.