Secretaria de Saúde de Natal realiza exames de dengue, zika e chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN) (SMS/Natal (RN)) disponibiliza em sua rede de atenção básica e especializada, a oferta de exames tipo PCR e sorológicos, reagentes à Dengue, Zika e Chikungunya. Os pacientes que estejam apresentando sintomas sugestivos de arboviroses podem buscar qualquer unidade básica de saúde com sintomas leves (coriza, dor de cabeça) ou ainda a rede de urgência e emergência com sintomas graves (vômito e febre persistente, falta de ar, palidez, sonolência, diarreia constante e prostração) para avaliação médica, prescrição e encaminhamento aos postos de coleta.

A coleta é realizada nos postos distritais do município, através de kits enviados pelo Ministério da Saúde (MS), e encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen-RN). A SMS/Natal aguarda a resposta do diagnóstico e repassa os resultados posteriormente. Além disso, há também a oferta de testes rápidos em toda a rede, para pacientes que apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, moleza no corpo e estejam entre o 1º e 5º dia dos sintomas.

Os exames analisam os índices de IGG (imunoglobulinas de memória, que indicam se o paciente já teve a doença) e IGM (imunoglobulinas que indicam infecção ativa), no caso do PCR para Zika e Chikungunya; e os índices de IGM, no caso da sorologia para Dengue. Em ambos os casos, eles também devem cumprir critérios para que o resultado apresente maior eficácia, sendo 1º ao 6º dia de sintomas para PCR e após o 8º dia de sintoma para sorologia.