Protestos contra possível derrubada do direito ao aborto tomam as ruas dos EUA

Foto: Reprodução

Milhares de defensores do direito ao aborto se reuniram nos Estados Unidos neste sábado para expressar sua indignação com os temores do caso Roe vs. Wade de que o aborto legalizado em todo o país será derrubado pela Suprema Corte dos EUA.

As manifestações para iniciar o que os organizadores disseram ser “um verão de raiva” são uma resposta ao vazamento de um projeto de parecer mostrando a maioria conservadora do tribunal pronta para reverter a decisão histórica de 1973 que estabeleceu um direito constitucional federal de interromper uma gravidez.

Houve grandes manifestações em Nova York, Washington, Los Angeles e Chicago com alguns contraprotestos menores. Perto da base do Monumento a Washington no National Mall, alguns manifestantes acenaram com cartazes com mensagens como “Como eles ousam”, “Somos a maioria” e “Revide. Proteja a escolha”.

A decisão final do tribunal, que pode dar aos estados o poder de proibir o aborto, está prevista para junho. Cerca de metade dos estados dos EUA poderia proibir ou restringir severamente o aborto logo após uma decisão nesse sentido.

CNN Brasil