Polícia Brasileiro é preso pela Interpol em Portugal durante operação de combate ao tráfico de rins

Brasileiro foi preso por agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal — Foto: Divulgação

Um brasileiro procurado pela Interpol foi preso em Portugal por suspeita de integrar uma rede de tráfico de órgãos, trabalho forçado e exploração sexual. O homem era investigado por uma tentativa de homicídio no Brasil e tinha um “alerta vermelho” emitido em seu nome.

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Storm Makers, da Interpol, deflagrada em 25 países. Ao todo, 120 pessoas foram detidas. O brasileiro foi capturado na região do Algarve, no sul de Portugal.

De acordo com a Interpol, a rede criminosa originária da Índia vendia rins por cerca de US$ 37 mil na Turquia. Os suspeitos chegaram a encenar fotos de casamento e falsificar documentos para estabelecer relações familiares falsas entre receptores e doadores. Os doadores embolsavam cerca de US$ 15 mil.

Traficantes de órgãos encenavam fotos de casamento entre receptores e doadores para enganar verificações de ética em hospitais — Foto: Divulgação

Durante a operação, uma adolescente paquistanesa de 17 anos foi resgatada. A menina era obrigada a se prostituir nos Emirados Árabes Unidos desde quando tinha 13 anos.

Nas Filipinas, 32 vítimas de tráfico humano foram resgatadas pelas autoridades. Os agentes também detiveram oito pessoas envolvidas em tráfico, exploração e abuso sexual de crianças.

Em Portugal, além do brasileiro, um georgiano foi preso. A detenção ocorreu no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando o suspeito estava prestes a embarcar, com documentação falsa, em um avião com destino a Cancun, no México.

As autoridades portuguesas informaram que o suspeito utilizava Portugal como rota para levar imigrantes ilegais para os Estados Unidos.

O Globo