Dia do Gari: população pode valorizar mais a profissão e colaborar para segurança dos trabalhadores através do descarte correto do lixo

Fotos: Cedida

Comemorado em todo Brasil na data de 16 de maio, o dia do Gari, além de ser um momento para reforçar a importância desses profissionais – que merecem ser mais valorizados -, também é uma oportunidade para repercutir cuidados que podem contribuir com a segurança dos trabalhadores que fazem parte do dia a dia de toda população.

No Rio Grande do Norte, são cerca de 10 mil agentes de limpeza, de acordo com dados do Sindlimp. Somente Natal, Parnamirim e Mossoró somam quase 2.300 profissionais que durante todo o ano só param suas atividades em outra data, no 1º de janeiro.

Com a proximidade do dia do Gari, a MB Limpeza Urbana reforça as orientações de como a população pode, através de atitudes simples, colaborar para evitar acidentes com os trabalhadores.

O cuidado ao descartar lixo que contenha vidro, materiais pontiagudos ou outros objetos cortantes como latas, pregos, espetos de churrasco e lâminas faz toda diferença. Isso porque mesmo com o uso de equipamentos de proteção, o risco de acidentes ainda pode ser alto.

“Acondicionar esses materiais em garrafas plásticas tipo PET, embalagens longa vida ou embrulhadas em material resistente como papelão, podem garantir a segurança dos profissionais”, explica Giovanni Marques, engenheiro de segurança da MB Limpeza Urbana.

Outra dica reforça o lugar e horários adequados para o descarte de resíduos. “É importante saber os dias que a coleta vai passar e respeitar esse calendário. Isso dificulta que animais rasguem sacos, por exemplo. No período chuvoso, evita o acúmulo de água que pode se tornar um foco de dengue”, finaliza Giovanni.