ONU faz alerta sobre aumento de mais do que 1,5 °C na temperatura média global até 2026

 

A temperatura média global pode registrar um aquecimento de 1,5  °C acima dos níveis pré-industriais (período entre 1850 e 1900) até 2026 , segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da ONU.

O relatório ainda aponta que o mundo tem 50% de chance de registrar um aquecimento, e as possíveis consequências são o derretimento do gelo ártico e o clima mais úmido no nordeste do Brasil.

Isso não significa que o mundo estaria cruzando o limite de aquecimento de longo prazo de 1,5°C, estabelecido por cientistas como teto para evitar mudanças climáticas catastróficas. Mas, segundo a OMM esse aquecimento em 1,5°C será uma amostra de como seria cruzar o limite de longo prazo.

“Estamos chegando mais perto de atingir temporariamente a meta mais baixa do Acordo de Paris”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, referindo-se aos acordos climáticos adotados em 2015.

Até agora, o ano mais quente já registrado foi 2016, quando a temperatura média ficou em torno de 1,2 °C acima dos níveis pré-industriais. Mas a probabilidade de exceder o limite de 1,5°C por um curto período vem aumentando desde 2015.