Vitão diz que trocou a ‘maconha diária pela leitura diária’: ‘Foi super difícil’

Um ano de virada. Para Victor Carvalho Ferreira, conhecido como Vitão, 2022 chegou para marcar seu recomeço musical, mas também uma nova fase na vida pessoal. Como resultado, ele diz que já se sente mais fortalecido do que nunca. “[É o ano] de recolher todas as minhas pecinhas que estavam quebradas e montar um novo quebra-cabeça”, afirma o artista de 22 anos. “[Quero] seguir e me reencontrar”.

O cantor teve que lidar com muitas críticas e ataques na internet nos últimos tempos, tanto por seu trabalho quanto por seu relacionamento com a cantora Luisa Sonza, 23, entre 2020 e 2021. Porém, ele vê que o período turbulento foi importante para crescer. “Ninguém se fortalece recebendo carinho, a gente se fortalece tomando porrada. Esses últimos dois anos foram disso”, completa.

Seu foco agora é cuidar da saúde, para questões além da estética. Ele está melhorando a alimentação, a rotina de exercícios e de sono, e se dedicando a ter uma vida, corpo e hábitos mais saudáveis. “Troquei a maconha diária pela leitura diária, isso já mexeu com a minha cabeça de uma forma bizarra”, afirma em entrevista por vídeo chamada ao site F5. “Foi algo super difícil, mas estou conseguindo fazer isso.”

O estilo preferido de livros do cantor atualmente está sendo biografias, apesar de ter relido “O Menino do Pijama Listrado”, que foge desse estilo. As histórias dos guitarristas Slash, do Guns N’ Roses, e Angus Young, do AC/DC, estão entre as obras que leu recentemente. “Como artista, eu me espelho na vida dessas pessoas e posso aprender com os erros, virtudes e conquistas… Quantos artistas não morreram supercedo por causa dos maus hábitos?”, diz ele, que está terminando a biografia de Raul Seixas (1945 – 1989).

Um de seus objetivos com a mudança de hábitos também é ter uma longevidade musical, para continuar trabalhando e tendo relevância até o fim de sua vida. “Quero esbagaçar o Brasil de música, tacar música por todos os lados até que ninguém consiga falar um ‘a’ de mim”, completa ele, que lançou seu último single, “Declaração”, na última quinta-feira (5), cujo clipe estava com quase 800 mil visualizações nesta terça (10).

Vitão diz que a música foi escrita há dois anos, enquanto estava passando por seu período mais turbulento, porém agora conseguiu dar outro sentido à canção. “Estou entrando em uma fase da minha vida de muito autoconhecimento e isso vai se expandir para a minha música. É uma virada de página”, diz.

Em meio a tantas mudanças, o cantor tem descoberto também novos hobbies e formas de se expressar, como através das roupas e maquiagem. “A estética como uma forma de comunicar. Minha estética traz cada vez mais liberdade e pluralidade”, diz.

Mas será que essa fase de mudanças inclui um novo amor? O cantor garante que não. “Não estou em uma fase muito romântica”, afirma ele, que recentemente falou sobre o conceito de sexualidade na sociedade e como isso “encaixota a gente”. Questionado sobre o assunto pelo F5, ele não quis comentar.

“Será que isso não é muito mais uma criação social e religiosa do que, de fato, a nossa natureza como ser humano. Talvez a gente seja mais simples que isso, talvez a gente só gostei de se encostar mesmo, de se amar, independente de gênero, roupa ou qualquer coisa”, disse ele nas redes sociais em tom de desabafo. “Esse é meu questionamento, só quero gerar debate e discussão. Isso é o que artistas fazem”.