Vendas do varejo fecham primeiro trimestre de 2022 em alta no RN

Foto: Divulgação/CDL

O volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte cresceu 0,9% em março, quando comparado com o mês anterior. Com esse resultado, o estado fechou o primeiro trimestre de 2022 em alta, especialmente por conta do desempenho de fevereiro, que foi positivo em 4,2%. Os números positivos repetem-se no índice da receita nominal de vendas do varejo. O crescimento de março para fevereiro, que já havia registrado alta de 4,8%, foi de 2,2%, fechando também em alta o primeiro trimestre do ano.

Em termos do comércio varejista ampliado, o resultado mensal foi contrário, com queda de 0,2%, mas com sinalização positiva em relação ao ano anterior, subindo 2,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Podemos dizer que o crescimento de 2,3% nas vendas do varejo ampliado potiguar em março foi surpreendente. Exceto o ano passado, que foi atípico, e 2018, março de 2022 teve o melhor desempenho de vendas em cinco anos. Isso quer dizer que tivemos no terceiro mês deste ano vendas melhores inclusive do que em 2019, no período pré-pandemia”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Tribuna do Norte