Piscina do prédio abandonado da Assen vira foco do mosquito transmissor da dengue

Quem passa diariamente pela frente da antiga sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército – Assen, na av. Prudente de Morais, Tirol, não suspeita que por trás de seus muros há um potencial criadouro do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, doença em escalada em Natal, e também da chikungunya e zika.

Em visita realizada no local na semana passada, equipes de fiscalização do Centro de Controle de Zoonozes de Natal encontraram focos do aedes aegypti. Foi realizado tratamento da água e encaminhado relatório à Vigilância Sanitária.

Foto: Cedida/CCZ

O prédio está abandonado, o mato tomou conta do local e as piscinas estão com água empoçada, um verdadeiro convite à dengue. Imóveis públicos e privados, abandonados, com acúmulo de mato, água parada e lixo representam uma ameaça à população em tempo de alta das arboviroses.

Vistas do alto, as piscinas abandonadas da Assen apresentam uma água esverdeada com manchas escuras formadas pelos fungos e vegetação que brotam no azulejo. Um cenário de abandono e descaso.

Foto: Cedida/CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses programa uma segunda visita ao local nesta segunda-feira (9) para mais uma avaliação e inspeção. Segundo Dianaldo Rodrigues, coordenador das Operações de Campo do CCZ, o proprietário do prédio será notificado e medidas rigorosas devem ser tomadas nos próximos dias.

Imóveis fechados e desabitados são um problema para Centro de Controle de Zoonoses. O primeiro passo, como explica Dianaldo, é identificar o proprietário e tentar uma visita amigavelmente. Quando não se consegue, é feito um relatório da situação encontrada no local e o risco que o imóvel representa para a população.

Atualmente, todas as segundas-feiras, um gabinete de crise se reúne para analisar situações encontradas pela fiscalização. O grupo é formado por representantes de secretarias do Município como Semurb, Semsur, Semov, que elaboram encaminhamentos do ponto de vista legal, afim de identificar e notificar os proprietários de imóveis.

Por dentro da Assen

Foto: Cedida/CCZ

Equipes de operações de campo do Centro de Controle de Zoonoses de Natal conseguiram entrar no prédio da Assen e constataram o abandono de perto. “Ali é preciso ter um acompanhamento dos proprietários; que eles possam cobrir aquela piscina ou colocar alguns peixes para ver se consegue conter aquela situação. Na realidade, não tem nenhuma estrutura. E eles vão receber uma notificação”, afirma Dianaldo Rodrigues.

Na primeira inspeção realizada no local, não foram encontrados focos de aedes aegypit, segundo o coordenador de Operações de Campo do CCZ. Nessa segunda inspeção, além da averiguação minuciosa do ambiente, também deverão ser colocados pequenos peixes na piscina para que possam comer possíveis lavas do mosquito, enquanto o proprietário resolve o problema.

Foto: Rogério Vital/NOVO

Falta de conscientização da população

Outro problema enfrentado todos os dias pelo Centro de Controle de Zoonoses de Natal é a falta de cuidado da população no descarte de lixo – inclusive nos próprios quintais das residências -, refugos que podem se transformar em potenciais focos de mosquito, como latas, garrafas, pneus, além de piscinas. As dificuldades são muitas diante da falta de conscientização da população.

“Até a visita em domicílio a população não está aceitando. Estamos com um índice altíssimo de imóveis fechando, ficando desabitados. Alguns não aceitam a visita do agente de endemias”, relata Dianaldo.

Quem quiser denunciar algum prédio abandonado com possível foco de aedes aegypit, deve ligar para o Centro de Controle de Zoonoses de Natal nos telefones 3232 8235 e 3232 8238.

Saiba como prevenir a dengue

A melhor forma de combater a dengue, e as arboviroses de uma forma mais ampla, é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

  • Guarde pneus sem água em local coberto e seco.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Encha de areia até a boda os pratinhos dos vasos de planta.
  • Remova folhas, galhos e tido que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • Não deixe água de chuva acumulada.
  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada.