Putin relaciona guerra na Ucrânia com vitória sobre nazistas

Foto: Divulgação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, celebrou o “Dia da Vitória” com um discurso de 11 minutos na Praça Vermelha, em Moscou, na manhã desta segunda-feira (9.mai.2022). Na data, o país tradicionalmente comemora a conquista soviética em cima da Alemanha nazista, na 2ª Guerra Mundial.

No discurso deste ano, Putin comparou a guerra na Ucrânia – que ele descreve como uma batalha contra nacionalistas de inspiração nazista – ao desafio que a União Soviética enfrentou quando Adolf Hitler invadiu o seu território.

A fala de Putin foi dirigida aos soldados que lutam na região dissidente de Donbass. “Hoje vocês estão lutando por nosso povo em Donbass, pela segurança da Rússia, nossa pátria”, falou.

O líder russo também voltou a culpar o Ocidente pelo conflito. Disse que alguns países produzem ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia. Também repetiu os argumentos que usa para justificar a invasão ao país vizinho, como que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estaria ameaçando a segurança da Rússia ao se expandir para as suas fronteiras.

Poder360