Nasa planeja enviar ‘nudes’ ao espaço para atrair a atenção de alienígenas

Foto: STOCKVAULT

Cientistas da Nasa querem enviar imagens de humanos nus ao espaço, em um esforço de médio e longo prazo para atrair a atenção de possíveis civilizações alienígenas.

O plano é enviar não apenas os nudes, mas também ilustrações do Sistema Solar, da superfície terrestre e da estrutura do DNA humano. Completa o pacote um convite para que os alienígenas respondam.

Embora a ideia pareça ousada, os nudes não são nada chocantes: as imagens são representações visuais em baixa resolução, bastante pixelizadas. A imagem mostra um casal, que acena feliz para quem quer que o esteja vendo.

A iniciativa faz parte do projeto BITG (Beacon in the Galaxy, ou Farol na Galáxia, em tradução livre), que pretende enviar mensagens para outras formas de vida que talvez existam em galáxias próximas.

A comunicação é codificada em formato binário, já que os pesquisadores acreditam que assim é mais fácil compreender as mensagens. Veja:

Não é a imagem mais empolgante que você já viu na vida

Foto: REPRODUÇÃO/NASA/BEACON IN THE GALAXY

“Embora o conceito de matemática em termos humanos seja potencialmente irreconhecível para a inteligência extraterrestre, o binário provavelmente é universal em toda a inteligência”, dizem os cientistas.

R7