Renda média do brasileiro é a menor em 10 anos

Foto: Reprodução

A renda média do brasileiro é a menor em 10 anos e bateu R$ 2.548. Em 2012, o salário médio era de R$ 2.581. A diferença parece pouca, mas com a situação econômica atual, inflação a 12% no acumulado de 12 meses e taxa de juros a 12,75%, significa mais queda no poder de compra do brasileiro.

Há algumas explicações para a queda de renda. Uma delas é a inflação alta, que faz com que os salários não sejam reajustados no mesmo passo da inflação. Outro motivo é a deterioração do mercado de trabalho desde 2012, que legou um país com mais informais e mais desocupados.

Em 10 anos, o país passou por duas crises acentuadas: no fim do governo Dilma (2015-2016), e depois, com a pandemia. Para o economista Bruno Ottoni, pesquisador do IDados e da FGV, a inflação alta e mudanças no perfil dos profissionais no mercado alteraram os valores da renda média. Houve aumento do número de pessoas que trabalham por conta própria e dos informais.

“Mudanças de composição na força de trabalho da população ocupada acabaram fazendo a renda caminhar para baixo. Ou seja, foram mudanças que aumentaram a proporção de pessoas em empregos que pagam menos”, afirma.

Poder 360