Ataque russo a teatro matou ao menos 600 pessoas, diz agência

Foto: Reprodução

Uma investigação realizada pela agência de notícias “Associated Press” mostra a morte de ao menos 600 pessoas no ataque russo ao Teatro Acadêmico Regional de Drama de Donetsk, em 16 de março, na cidade de Mariupol (Ucrânia).

O local servia de refúgio para diversas famílias. A ucraniana Oksana Syomina disse à “Associated Press” que teve que pisar em cima dos corpos para sair do local. “Os feridos gritavam, assim como aqueles que tentavam encontrar seus entes queridos.”

Syomina, seu marido e cerca de 30 outras pessoas correram em direção ao mar e pela costa por quase 8 quilômetros sem parar. “Todos os corpos ainda estão sob os escombros, porque os escombros ainda estão lá –ninguém os desenterrou. Essa se tornou uma grande vala comum”, afirma Syomina.

A investigação da “Associated Press” recriou o que aconteceu dentro do teatro no dia 16 de março a partir dos relatos de 23 sobreviventes, socorristas e pessoas intimamente familiarizadas com sua nova função como abrigo antiaéreo.

A agência também se baseou em 2 conjuntos de plantas baixas do teatro, fotos e vídeos feitos antes, durante e depois daquele dia e feedback de especialistas que revisaram a metodologia. Todas as testemunhas afirmaram que ao menos 100 pessoas estavam em uma cozinha de campo do lado de fora, e nenhuma sobreviveu. Eles também disseram que os quartos e corredores dentro.

Poder 360