Mulher que teve perna amputada por câncer bate recorde com 104 maratonas em 104 dias

Foto: reprodução/Twiter

Jacky Hunt-Broersma, 46 anos, começou a correr depois de ter a perna esquerda amputada por causa de um câncer. Após completar 104 maratonas em 104 dias, desde janeiro, ela pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes. A americana Jacky Hunt-Broersma, de 46 anos, correu 42 quilômetros todos os dias desde meados de janeiro, normalmente levando cerca de cinco horas.

No sábado (30), ela completou sua 104ª maratona consecutiva em poucos dias – uma conquista que espera ser certificada pelo Guinness World Records. Um porta-voz disse que a certificação do registro levaria cerca de três meses, segundo reportagem na BBC News.

“Parte de mim estava muito feliz por ter terminado”, disse ela à BBC. “E a outra parte continuou pensando que eu preciso correr”. Seu corpo também está se recuperando do esforço da busca de recordes, apesar de ter parado. “Sinto-me mais tensa do que em todas as 104 maratonas”, ela admite.

Em 2002, médicos na Holanda a diagnosticaram com sarcoma de Ewing, um tipo raro de câncer ósseo. Dentro de duas semanas, eles amputaram sua perna esquerda para salvar sua vida. Ela tinha apenas 26 anos. Nos primeiros dois anos, Jacky lutou com a mudança em sua vida. Ela estava com raiva por ter câncer e envergonhada por ser diferente. Usava calças compridas em público para que as pessoas não notassem a prótese.

Quase por capricho, ela começou a correr em 2016. Ao comprar uma prótese especial para corredores de longa distância, ela se inscreveu para sua primeira corrida de 10 km. Na véspera da prova, mudou sua inscrição para a categoria meia maratona – e desde então não olhou para trás, explorando distâncias maiores e terrenos diferentes.

“Sou uma pessoa de tudo ou nada, então me joguei”, explica ela. “Adoro ultrapassar limites e ver até onde posso ir.”

No início do ano, Jacky deu a si mesma uma nova meta: o recorde de mais maratonas consecutivas. O recorde feminino do Guinness ficou em 95 – estabelecido há dois anos por Alyssa Amos Clark, uma corredora não amputada de Vermont – que o fez como uma estratégia de enfrentamento à pandemia.

O recorde masculino do Guinness é de Enzo Caporaso, da Itália, com 59, embora o ultra-corredor espanhol Ricardo Abad tenha corrido 607 maratonas consecutivas, terminando em 2012.

Então Jacky começou a correr com o recorde em mente, certificando-se de que ela sempre corresse pelo menos a duração de uma maratona. Apesar de participar da mundialmente famosa Maratona de Boston em Massachusetts e o Lost Dutchman no Arizona, maratonas não são programadas todos os dias, então ela também correu em caminhos de terra locais, trilhas do bairro e até mesmo em sua própria esteira em casa.

Ao todo, ela correu 2.734 milhas (cerca de 4.400 km). Segundo a BBC, o Guinness World Records deve levar cerca de 12 a 15 semanas para revisar as evidências e certificar o recorde.

Com informações de Marie Claire e Só Notícia Boa