Inteligência dos EUA ajuda a Ucrânia a matar generais russos

Foto: Reprodução

Os EUA forneceram informações que ajudaram os ucranianos a atingir muitos dos generais russos mortos em ação na guerra da Ucrânia (foto), disseram nessa quarta (4) altos funcionários americanos, sob condição de anonimato, ao New York Times.

Autoridades ucranianas disseram ter matado aproximadamente 12 generais das tropas de Vladimir Putin na linha de frente —um número que, segundo o jornal americano, surpreendeu os analistas militares.

A ajuda é parte de um esforço secreto do governo de Joe Biden para fornecer inteligência do campo de batalha em tempo real à Ucrânia. Essa inteligência inclui movimentos antecipados das tropas russas, obtidas a partir de avaliações americanas recentes do plano de batalha secreto de Moscou para os combates na região de Donbas, disseram as autoridades.

A Ucrânia recebe as informações geográficas dos EUA e as combina com sua própria inteligência, incluindo comunicações interceptadas que alertam os militares ucranianos sobre a presença de oficiais russos de alto escalão, para realizar ataques de artilharia.

Os altos funcionários americanos se recusaram a especificar quantos generais foram mortos como resultado de sua assistência.

“O compartilhamento de inteligência faz parte de um fluxo mais intenso da assistência dos EUA, que inclui armas mais pesadas e dezenas de bilhões em ajuda, demonstrando a rapidez com que as primeiras restrições americanas ao apoio à Ucrânia mudaram à medida que a guerra entra em um novo estágio, que pode se estender por meses”, escreve o NYT.

O Antagonista