Natal terá 67 pontos de Wi-Fi grátis em toda a cidade, anuncia Álvaro Dias

“A chegada do 5G vai promover, além de uma velocidade 100 vezes maior na internet, avanços na conectividade das escolas e uma revolução na administração pública, na segurança e na área da saúde”, comemorou o Peefeito Álvaro Dias (PSDB), ao anunciar que Natal é uma das 12 capitais brasileiras totalmente aptas a operar a quinta geração da internet móvel, o 5G, conforme o Ministério das Comunicações.

Ele destacou que a sanção da lei complementar nº 206/2021, no final do ano passado, criou condições técnicas para que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) simplificasse o processo de autorização de licenciamento para instalação das infraestruturas das novas antenas 5G.

“É uma legislação moderna, que significa mais tecnologia e avanços para toda a população natalense. Consideramos a iminente implantação do 5G uma verdadeira evolução tecnológica nas comunicações de Natal. E por falar em avanço, quero anunciar também que estamos trabalhando para implantar 67 pontos de Wi-Fi grátis nos quatro cantos da cidade, para atender especialmente aqueles locais que mais precisam”, anunciou Álvaro.

Para se entender a complexidade técnica, é preciso saber que na internet 4G, a utilizada atualmente no Brasil, uma torre manda o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área. Isso resultará em uma internet com maior velocidade para baixar e enviar arquivos pelo celular e com mais qualidade, por exemplo, na transmissão de arquivos de imagem.

Alguns países já utilizam a tecnologia de conexão móvel 5G há pouco mais de três anos. No Brasil, a demora poderá ter fim em julho próximo, quando, pelas metas estabelecidas, todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia. Em 2023, serão atendidas as cidades com mais de 500 mil habitantes e, na sequência, aquelas com mais de 100 mil. A previsão é que, em 2029, as operadoras de internet móvel estejam ofertando 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros.